terça-feira, 9 de agosto de 2011

Álcool e a gravidez


O consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação pode trazer consequências para o recém-nascido, sendo que, quanto maior o consumo, maior a chance de prejudicar o feto. Desta forma, é recomendável que toda gestante evite o consumo de bebidas alcoólicas, não só ao longo da gestação como também durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebê através do leite materno. Cerca de um terço dos bebês de mães dependentes do álcool, que fizeram uso excessivo durante a gravidez, são afetados pela "Síndrome Fetal pelo Álcool". Os recém-nascidos apresentam sinais de irritação, mamam e dormem pouco, além de apresentarem tremores (sintomas que lembram a síndrome de abstinência). As crianças severamente afetadas e que conseguem sobreviver aos primeiros momentos de vida, podem apresentar problemas físicos e mentais que variam de intensidade de acordo com a gravidade do caso.
Houve um caso de uma gestante bêbada dar a luz a um bebê que nasceu alcoolizado. Segue o link da reportagem: http://www.alcoolismo.com.br/artigos_feminino/gestante_bebada_bebe_bebado.html

6 comentários:

  1. Legal, não sabia que a mulher podia fazer o próprio filho ter doenças como sindrome de down. Triste isso.

    ResponderExcluir
  2. Mas não é síndrome de down, ou é? Achei que fosse uma outra síndrome causada pelo álcool, a síndrome de down é uma mutação cromossômica, o álcool não pode alterar a quantidade de cromossomos do feto.

    ResponderExcluir
  3. não só o álcool como qualquer outra droga, provocam problemas para as gestantes :(

    ResponderExcluir
  4. nossa, que interessante, não pensei que o álcool podia afetar tanto o feto durante a gestação

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, pode por em risco o desenvolvimento do feto produzindo deficiências físicas e mentais. As bebidas alcoolicas penetram no feto através da corrente sanguínea materna. Os danos são produzidos pq a gestante elimina duas vezes mais rápido o álcool do seu sangue que o bebê, forçando-o a realizar uma tarefa para qual seus órgãos não estão preparados.

    ResponderExcluir