quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Porta de entrada para outras drogas?

A maconha, considerada uma substância psicotrópica leve e por ter seus efeitos subestimados, é considerada a porta de entrada para drogas mais pesadas. Muitos de nós já cansamos de ouvir pessoas associando a maconha como o "início do uso de outras drogas piores" mas será que é assim mesmo que as coisas acontecem? Porque ela é a porta de entrada?

Quem concorda:
"Metade dos usuários de maconha, que ligam de todo o Brasil para o VIVAVOZ, costumam utilizar outras drogas mais pesadas". A maconha, por ter seus efeitos subestimados, acaba sendo muitas vezes a porta de entrada para drogas mais pesadas. É o que apontam dados coletados, entre janeiro de 2006 a setembro de 2007, pelo Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (VIVAVOZ). O levantamento indicou que 49% das pessoas que ligaram de todo o Brasil e se declararam usuários de maconha, também costumavam consumir cocaína ou crack. Na maioria das vezes, os usuários desconhecem os problemas decorrentes do uso da maconha. Além de delírios, alucinações e dependência, a substância pode provocar outras doenças comumente associadas ao uso do cigarro, como bronquite, asma, enfisema, faringite e até câncer. Isto ocorre porque a droga contém alcatrão, mesma substância encontrada no tabaco.

O Médico neozelandês David Fergusson, da Universidade de Otago, coordenou em seu País o maior estudo já levado a cabo no mundo sobre a relação de adolescentes e jovens com a maconha. Entre 1991 e 2002, ele acompanhou um grupo de 1.265 pessoas nascidas em 1977 portanto com 14 anos no início do trabalho. O resultado mostrou que, aos 25 anos, mais de 70% delas já haviam pelo menos experimentado a droga, mas apenas 9% se tornaram severamente dependentes. Ele confirma esse papel de "porta de entrada". E explica que ocorre de duas maneiras diferentes e possuem implicações diversas. A primeira mostra que o uso da maconha produz mudanças no cérebro, tornando o indivíduo mais propenso à dependência química. Isso o estimula a procurar outras drogas, mais pesadas. É um efeito físico sobre o cérebro ainda não suficientemente estudado e entendido, mas perfeitamente perceptível em suas conseqüências. A outra maneira pela qual a maconha leva a outras drogas é social. Como seu consumo é ilegal, as pessoas têm de se misturar aos traficantes de drogas para consegui-la. Ao entrarem em contato com eles, estariam expostas a outras drogas mais pesadas. Então a natureza ilegal da Cannabis seria a causa do efeito porta de entrada.

Quem discorda:
Lynn Zimmer e John P. Morgan Lançaram um livro com o título: "Maconha: Mitos e Fatos", nele contém que a maconha não é aporta de entrada para outras drogas, ela só é muito mais popular que as outras drogas. Pesquisas feitas nos EUA concluíram que poucas pessoas experimentaram cocaína antes de experimentar maconha. E a maioria dos adolescentes que experimentam maconha, não se tornam um usuário regular. Já entre os usuários regulares adolescentes, uma minoria se torna usuária de múltiplas drogas. Segundo o livro, para cada 100 pessoas que experimentam maconha, 28 também experimentam cocaína, mas só uma usa cocaína regularmente.

Segundo a Agência FAPESP (que divulgou nesta semana as conclusões de um estudo sobre os efeitos da maconha) Dos indivíduos que usaram ao mesmo tempo drogas legais e ilegais em algum período, 28 exibiram o padrão de uso de marijuana antes do álcool e tabaco. De acordo com os pesquisadores, esses jovens não desenvolveram maior tendência ao abuso de drogas do que os que seguiram a sucessão tradicional de álcool e tabaco antes das drogas ilegais. Os pesquisadores procuraram também identificar características que distinguiam os usuários de ambos os padrões. Das 35 variáveis observadas, apenas três apresentaram fatores diferenciais: os usuários que começaram com maconha antes de outras drogas tinham maior tendência a ter vivido em ambientes pobres, maior exposição às drogas na vizinhança e menor envolvimento com os pais.

"Quem hoje fuma maconha amanhã estará cheirando cocaína." Essa afirmação é comum tanto em programas de TV e debates políticos quanto em salas de espera e mesas de botequim. Trata-se de um dos mitos mais populares do mundo, que acabou virando "verdade" de tanto ser repetido. A verdade é que a maioriados usuários de maconha nunca experimentou e nem vai experimentar outra droga ilícita. O que leva à conclusão equivocada de que a maconha abre o caminho mais curto para outras drogas é a hierarquia natural da experimentação. Raramente alguém usa cocaína pela primeira vez sem jamais ter provado alguma bebida alcoólica ou um cigarro comum de tabaco. No entanto, álcool e nicotina nunca foram tachados de "porta de entrada" para substâncias mais pesadas. Se você pensar bem, faz sentido que a primeira droga ilícita usada por uma pessoa seja a maconha, pois ela é a mais barata e disponível. Mas pode acreditar: não existe nada num baseado que estimule o usuário a procurar drogas mais fortes em seguida. "Estudos indicam que mais da metade dos consumidores de maconha não usa outras drogas e faz uso apenas esporádico da erva", afirma o psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Programa de Atenção a Dependentes Químicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "A maioria consome a droga só de vez em quando, e 90% acabam por abandoná-la um dia."

E você? Qual a sua opinião sobre isso?

Fontes: cbdd.org.br/pt/2011/01/28/maconha-dos-mitos-aos-fatos/, www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=445, oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2009/04/27/maconha-uma-porta-de-entrada-para-cocaina-crack-180821.asp,super.abril.com.br/cotidiano/maconha-porta-entrada-drogas-mais-pesadas-620272.shtml, cannabis-bigbuds.blogspot.com/2011/05/maconha-porta-de-entrada-para-outras.html, pt.shvoong.com/humanities/1708834-maconha-n%C3%A3o-%C3%A9-porta-entrada/#ixzz1UebSTvr

2 comentários:

  1. Penso que a maconha pode sim ser vista como uma droga que abre portas as outras. Raramente alguém começa a usar direto cocaína sem ter pelo menos experimentado alguma bebida alcoólica ou cigarro. Se uma pessoa tiver vontade de provar mais alguma coisa, é provável que ela experimente primeiro a maconha, por ser mais barata e disponível.

    ResponderExcluir
  2. também concordo que a maconha é a porta de entrada para outras drogas. seu acesso é mais fácil, e na maioria das vezes é sob o efeito dela que se experimenta as demais.

    ResponderExcluir