segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reportagem sobre drogas no Jornal Nacional

Juristas propõem que porte de drogas para uso próprio deixe de ser crime

Se depender dos juristas que planejam modernizar as leis brasileiras, a posse de drogas para uso próprio não será mais crime, mas isso vai depender da quantidade em poder do suposto usuário.
A proposta foi aprovada por maioria na comissão que prepara mudanças no Código Penal. Pela proposta, o porte de drogas para consumo pessoal deixa de ser crime.
A quantidade será definida de acordo com o tipo de droga e com padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso pessoal (Anvisa). Em geral, é uma quantidade suficiente para cinco dias de consumo. Mesmo quem planta uma pequena quantidade em casa, por exemplo, deixará de ser considerado criminoso.
Outra novidade é que passa a ser crime o uso pessoal de droga de forma ostensiva e em locais de concentração de crianças e adolescentes, como escolas. A pena será de prestação de serviços à comunidade ou medida educativa.
O tráfico, mesmo em pequena quantidade, continua sendo crime com pena de cinco a dez anos de prisão. Segundo a comissão, o objetivo é tirar o uso de drogas da esfera penal. Na visão dos juristas é um assunto de saúde pública.

Bibliografia: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/juristas-propoe-que-posse-de-drogas-para-uso-proprio-nao-seja-mais-crime.html
Data de exibição: 28/05/2012
Assunto: Drogas
Grupo: Ana, Carla e Fernanda

10 comentários:

  1. Tomara que isso nao aconteça, porque só vai aumentar os índices de dependentes. Afinal, nao entendi o motivo de isso acontecer. Só traz malefícios para todos.

    ResponderExcluir
  2. Se isso realmente ocorrer,será inicio de um grande problema no país, que fará o mesmo que alguns lugares: a legalização da maconha. Essa proposta é o menor caminho para a maconha se tornar algo ainda mais presente entre nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso vai ser muito prejudicial para o país e para as pessoas que nele vivem, pois estão legalizando algo que só faz mal para a vida das pessoas.

      Excluir
  3. Acho que é impossível ter uma resposta imediata com relação a legalização das drogas, tem que analisar bem os prós e os contras. O cigarro e o álcool, por exemplo, são drogas e liberadas. O cigarro mata! O álcool também. O álcool é o maior responsável por mortes, principalmente no trânsito, mas mesmo assim é legal. Talvez se as "outras" droga fossem legalizadas, o governo poderia ter um controle dos usuários, e quem sabe eles sairiam do "esconderijo", e não seriam vistos como marginais e desfrutariam de políticas públicas de atendimento aos drogados, o governo poderia quem sabe utilizar os recursos do comércio para aplicar no tratamento dos dependentes, no entanto em um país como o Brasil, infelizmente não sabemos se esses recursos seriam aplicados mesmo no tratamento(desvio de dinheiro/corrupção). Por isso deve-se avaliar os prós e os contras. Será que o Brasil está preparado para a legalização? Eu acho que não e também sou CONTRA a legalização porque todos sabemos do poder destrutivo que as drogas tem. :)

    ResponderExcluir
  4. Ótimos os comentários!! Concordo plenamente com todas!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É deprimimente pensar que o governo de um país como o Brasil, que já investiu tanto no combate à violência nas periferias e em grandes centros, realiza protestos contra o uso de drogas,investe milhões de reais nesses locais e que sabe que as drogas têm sido as principais causadoras de atos violentos, destruição de lares e do futuro de crianças e adolescentes, possa aprovar este tipo lei, isso é concordar com o crime, ir contra tudo o que a sociedade tem lutado pra acabar. Sou totalmente contra a aprovação dessa lei. Muito interessante esta postagem gurias

    ResponderExcluir
  7. concordo com a Taina! isso tem o lado bom e o lado ruim. se a pessoa plantar a droga em sua casa, e só utilizá-la para o próprio consumo, não vejo maiores problemas (a não ser a morte precoce da pessoa). o problema será quando ela consumir sua droga em locais publicos, infuenciando crianças e jovens a fezer o mesmo. não tem como elas não saberem que droga mata. se quiserem perder a própria vida, percam de outro jeito, não de um modo tão tolo.

    ResponderExcluir
  8. O ruim é que isso acaba influenciando as pessoas a se drogarem, pensando "ah se a lei permite é porque mal não faz" mas não é bem assim. Se bem que pode ajudar a diminuir o tráfico. Como ja disseram tem o lado bom e o ruim.

    ResponderExcluir
  9. Brunna Tramontini Tams11 de junho de 2012 às 14:58

    Concordo contigo, Carol... Uma vez liberado o uso, mesmo que em pequena quantidade, poderá encorajar as pessoas a experimentarem e tornarem- se dependentes... Porém, não vejo um lado positivo nessa legalização, pois a droga faz mal pro organismo de quem usa e também para as demais parcelas da sociedade. Liberar o uso de drogas é o mesmo que ignorar o problema. Não é porque o tráfico tornou-se uma problemática de ampla influência na sociedade que devemos ignorar suas consequências e apenas aceitar que essa luta está perdida.Ainda há muito o que fazermos a respeito disso.

    ResponderExcluir